Imagens de “Brasília Bucólica” evocam o lado mais aprazível da cidade

A Biblioteca Nacional de Brasília sedia no período de 22 de abril a 07 de maio de 2010, a exposição fotográfica Brasília Bucólica – fotos de Sônia Schuitek, com curadoria de Nando Cosac. A mostra é composta de cerca de 30 fotos que retratam imagens da paisagem urbana da Capital, que completa 50 anos. O público poderá visitar a exposição de 2ª a 6ª feira no horário de 9h a 21h, e no sábado e domingo, de 9h a 18h, no hall de exposições localizado no 2º andar da BNB.

Na exposição Brasília Bucólica, a artista plástica Sônia Schuitek apresenta imagens captadas na última década e que são resultantes de sua pesquisa em relação ao imaginário da cidade e que refletem as impressões de quem se permite observar e absorver o lado mais aprazível de Brasília, em detrimento às impressões constituídas pelos noticiários da TV.

A mostra apresenta cerca de 60 imagens dispostas em suportes diversos: painéis coloridos 100x60cm e 60x60cm que amparam fotos 30x40cm; objetos articulados com fotos 13x18cm; trilho de imagens e painéis sobrepostos com fotos 20x30cm.

Para o curador Nando Cosac, “a obra de Sônia estabelece uma coerência com a fotografia da natureza, que ocupa um espaço relevante em meio às temáticas apresentadas na exposição. Também o impacto da cidade numa criação contemporânea tem sido uma referência fundamental na pesquisa da artista. Em seus ensaios paisagísticos a cidade de Brasília é retratada com refinado senso estético”.

Sônia Schuitek  é curitibana, graduada em economia e artes cênicas, pós-graduada em marketing e artes visuais, e mora na cidade há dez anos. Sobre Brasília, a fotógrafa  conta que “é preciso um tempo para a pessoa se acostumar com o tamanho do céu e com os vários matizes que ele assume durante as estações do ano. É necessário acostumar-se com a chuva, e com a seca, e com a imensa claridade da cidade. É preciso acostumar-se com o que é bom! É preciso observar, calmamente, para poder enxergar saboreando esta bucólica Brasília”.

Segundo Mônica Veríssimo, “a cidade projetada por Lúcio costa foi pensada inicialmente em função de três escavas: escala monumental, escala residencial e escala gregária, posteriormente a escala bucólica foi acrescida à concepção da cidade. A Escala Bucólica permeia as outras três escalas e é formada pelas amplas áreas livres densamente arborizadas, próximas às áreas edificadas, e funciona em relação a essas como uma espécie de “pano de fundo”, conferindo à Brasília o caráter de cidade parque”.

BRASÍLIA BUCÓLICA – fotos de Sônia Schuitek

Curadoria: Nando Cosac

Local: Hall de Exposições da Biblioteca Nacional de Brasília, 2º andar.

Visitação: de 22/04 a 07/05/2010, de 9h às 21h; sáb. e dom., de 9h às 18h.

Entrada franca

Contato: sonia.schuitek@hotmail.com


About these ads

4 Respostas to “Imagens de “Brasília Bucólica” evocam o lado mais aprazível da cidade”

  1. Pessoal,

    Gostaria de convidar a todos para a 3ª Maratona Fotografica de Pirenópolis, em Goiás. Mais informações http://www.pireneus.org.br/maratona

    Abs

    Equipe da Maratona

  2. Vera Lucia Gomes Says:

    Sônia,
    Parabéns pelas lindas fotos.
    Descobri através de sua lente uma nova Brasília, com suas cores, seus encantos e suas especifidades.
    Abs,
    Vera.

  3. sonia schuitek Says:

    agradeço ao site a divulgação da exposição, valeu! Já estou com saudades de Brasília. bjs

  4. marcoantonio Says:

    Parabens pelo belo trabalho .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: