Fotógrafos debatem direito autoral na era digital

Palestra2

Em junho, a Associação de Fotógrafos de Brasília realizou uma palestra sobre direito autoral na fotografia, um assunto muito importante e que nos afeta diariamente.

No mundo inteiro, a rápida expansão da internet e também da fotografia digital aumentou, e muito, a quantidade de imagens produzidas e divulgadas. Porém, muitas vezes as fotos são publicadas como se fossem anônimas, roubando ao seu criador o retorno mínimo – a divulgação da autoria. Muitas imagens são até mesmo utilizadas com fins lucrativos, sem nenhum pagamento ao fotógrafo.

Para discutir esse problema e outras questões do universo do direito autoral na fotografia, e as maneiras de enfrentá-los, a Associação dos Fotógrafos de Brasília – AFOTO convidou o advogado Eduardo Lycurgo Leite,  especialista na área de propriedade intelectual, e autor dos livros Direito de Autor e Plágio e Outros Estudos em Direito de Autor.

“Esse foi o primeiro debate público da AFOTO. A idéia foi jogar uma luz sobre o assunto e promover a discussão sobre os direitos do autor de uma imagem”, afirma o presidente da Associação, Rinaldo Morelli.  “Nosso trabalho é voltado para a educação visual, a aproximação com a população e valorização do trabalho do fotógrafo”, completa.

Uma resposta to “Fotógrafos debatem direito autoral na era digital”

  1. É, Direito autoral é uma questão séria e deve ser tratado como tal. Como alguém disse recentemente, nos últimos cinco anos se fotografou mais que em toda a história da fotografia. Se isto é um exagero ou não, a verdade é que a produção de fotografia nos últimos anos foi enorme e se faz necessário um regulamento, ou mesmo “jogar uma luz” neste assunto, como foi dito neste artigo seria muito importante.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: