Prêmio FotoArte

A AFOTO tem especial atenção e preocupação com os regulamentos de concurso de fotografia.
Recentemente, em postagem do dia 26 de agosto se posicionou contrária ao regulamento do 2° Prêmio Fotoarte. Na ocasião, o presidente Rinaldo Morelli enviou uma carta oficial à promotora do concurso sugerindo alterações no regulamento, mas não obteve resposta.
Fatos recentes reacendem a discussão. A fotógrafa Patricia Gouvêa está questionando os termos do contrato que os premiados devem firmar com os promotores do concurso, e se recusa a assinar. Patricia já informou que abre mão da premiação se o os termos do contrato não forem revistos.

O corpo de jurados ainda não divulgou sua posição oficial, mas em comentário no blog do Paraty em Foco, Rogério Assis afirma que todos são contrários aos termos do contrato e manifestaram seu desacordo para a promotora do concurso, a sra Karla Osório, pedindo alteração do contrato.
A AFOTO enviou email para a sra. Karla Osório, para que tivéssemos suas palavras diretamente, sem interpretações por terceiros.
Ainda aguardamos sua resposta e a posição oficial do júri.

Abaixo, o documento enviado pela Patricia Gouvêa:

À produção da FOTOARTE, Prêmio FOTOARTE 2009 e aos jurados,

Venho por meio desta informar que estou abdicando da Menção Honrosa recebida e que todos os materiais por mim enviados (CD com imagens em alta, biografia etc) devem ser inutilizados ou devolvidos e minhas imagens retiradas de qualquer suporte de divulgação.

Foram inúmeras as minhas tentativas, desde a última segunda-feira e as do júri para que a Sra. Karla Osório concordasse em redigir o termo de cessão de direitos de imagem, onde foram incluídas 2 cláusulas que não constavam do regulamento, cujo teor fere os direitos autorais dos fotógrafos, constituindo, portanto, ato irregular e que apenas beneficia as empresas controladas direta ou indiretamente pela ARTE 21:

4. A CESSIONÁRIA fica expressamente autorizada pelo CEDENTE a executar livremente a montagem das fotografias objeto deste contrato, podendo proceder aos cortes, às fixações e às reproduções necessárias.

6. A CESSIONÁRIA poderá ceder os direitos sobre a(s) fotografia(s) e/ou a conceder autorização de utilização a quaisquer empresas sob seu controle direto ou indireto, bem como a entidade sem fins lucrativos, especificamente à WWF Brasil, sem obrigação de efetuar qualquer pagamento ao CEDENTE.

A primeira é preocupante pois autoriza cortes na imagem, mas a segunda é ainda mais grave: por meio dela as imagens poderão ser usadas por outras empresas sob controle da ARTE 21 e outras ONGs!!!!

Todo o júri (Éder Chiodetto, presidente, Rogério Assis, Suzana Dobal, Marcelo Reis, Milton Guran e Tiago Santana) me apoiou e está pedindo que a Karla refaça os contratos e anule os antigos a partir da minha contestação, mas parece que ela, infelizmente, está optando por ignorar até mesmo o juri e passou a dizer que eu sou a única reclamante sobre o assunto, o que deixou a todos ainda mais perplexos.

Estamos num momento de mudança de paradigmas e as pessoas não podem ser irresponsáveis e precisam pensar de forma coletiva. Decidi então abdicar do prêmio, pois acredito que todos os fotógrafos tem que ter seu contrato revisto e os antigos rasurados, pois este é um problema grave que diz respeito a todos. Anteriormente a AFOTO, associação dos fotógrafos de brasília, já havia feito uma denúncia contra o prêmio, com comentários de um advogado especialista em direitos autorais: https://afotobrasilia.wordpress.com/2009/08/26/2º-premio-foto-arte-brasilia/

Este pedido foi ignorado, assim como agora um pedido coletivo e que envolve o juri do prêmio está sendo ignorado. A Sra. Karla Osório prefere manter uma atitude inflexível e colocar a questão como se fosse um ato isolado de contestação de minha parte, o que demonstrar sua falta de boa vontade com a questão, e que coloca em dúvida suas reais intenções com este prêmio. Muitas tem sido as manifestações em todo o Brasil contra esta atitude. Neste email estão copiados alguns premiados, para que tomem conhecimento da minha decisão: Marcia Folleto, A.C. Júnior, Dalton Valério e Charly Techio.

Para encerrar, gostaria de deixar uma frase do Carlos Carvalho, que serve para nossa reflexão: “Prêmio é para premiar e não para chantagear.”

Atenciosamente,

Patricia Gouvêa

6 Respostas to “Prêmio FotoArte”

  1. Patricia parabéns pela determinacão! É lamentável que atrás de uma boa acão venham os subterfugios. Claro que a indiferenca da promotora leva em conta que vc vai cansar. Vai parar sendo uma voz isolada. Nào desista e realmente vá em frente.Envie cópia de seu documento com o aval da Afoto a todos os patrocinadores e apoiadores. Assim se mexe no “principal” que é a fonte geradora da bondade de “se trabalhar para os fotográfos, fazendo o que ninguém nunca fez..” É a única maneira concreta que nós fotográfos, que nào fazemos nada , e temos a oportunidade de mostrar nosso trabalho ao mundo…”. Já ouvi isso. Se vc não ouviu ainda…

  2. Precisamos fazer um movimento pela melhoria dos regulamentos.
    É um caminho longo porque é investir na formação de uma nova cultura em relação à fotografia.
    Estamos tentando dar os primeiros passos desta caminhada…

  3. Concordo plenamente com a atitude da Patrícia e com o Rinaldo de que é preciso investir na formação de uma nova cultura no universo da fotografia. Acho que os primeiros passos foram dados, resta agora que mantenhamos esta caminhada na batalha pela ética na nossa profissão.
    Desejo de coração que nós, outros fotógrafos, tenhamos a coragem de assumir nossas lutas como fez Patrícia, mas não apenas pensando em si mesmos e sim em pró de todos da categoria. Isso porque se agirmos isolados mas pensarmos igual, cresceremos juntos. O crédito será para todos nós.
    Parabéns Patrícia, pela atitude e coragem e, parabéns para a AFOTO por este trabalho tão digno.

  4. É verdade meu caro. Acho que um primeiro passo e lembrar nossos amigos membros da Afoto e outros de tantas outras agremiações, foto-clubes, etc etc, que o mundo da fotografia profissional virou de cabeça prá baixo! É preciso que as pessoas P A R E M de entregar um “cedezinho com as fotos” quando alguem lhes pede alguma tarefa. Enquanto não mudarmos essa postura as pessoas vão continuar tratando o produto de nosso trabalho como algo sem nenhuma valia. Precisamos lembrar, constantemente, o quanto custa hoje renovar um parque de equipamentos. Não esquecer o quão curta é a vida util de um bom equipamento. Conte com o que for possível de participação! abraços
    fernando bizerra

  5. Caríssimo Bizerra

    Vc tocou num ponto crucial desta discussão toda.

    Uma coisa é o profissional e outra o amador.

    Em geral o fotógrafo amador está menos preocupado com seus direitos ou com os caminhos tortos que suas fotografias podem trilhar depois de inscritas ou premiadas em um concurso.

    Muitas vezes um pouco de reconhecimento para ele é suficiente motivo para se increver em concursos.

    Já o profissional é mais criterioso e atento aos regulamentos e destinos de suas imagens.

    Por outro lado não podemos proibir ninguém de participar de concursos. Quem quiser é livre, mas devemos estar mais atentos às regras postas e às consequeências de nossas escolhas.

  6. olá gostaria de saber se podemos divulgar atividades da EBF e cpnvites para os membros da Afoto. A Agência BG Press Fotojornalismo está expondo uma mostra que integra as atividadades do cinquentenario de Brasilia. A Expo Brasilia 50 Anos está no hall do Aeroporto JK e a partir de 01 de Fevereiro estará itenerante pelas principais cidades do DF.
    No domingo 07/02 II Barca da Fotografia. Saidas da EBF informações no site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: