Imagens do Sagrado e Studium

José Medeiros

Nesta segunda-feira, dia 23 de novembro, às 8h30, o professor Fernando de Tacca (UNICAMP) fará uma palestra no programa de Pós-Graduacão em Comunicação da UnB. Tacca vai falar sobre o tema do livro que ele acaba de lançar.

O livro trata do embate midiático de imagens de candomblé realizadas na cidade de Salvador, Ba, e publicadas nas revistas O Cruzeiro e Paris Match no ano de 1951, envolvendo personagens importantes do jornalismo, da antropologia e do cinema, e também intelectuais de outras áreas (José Medeiros, Henri-George Clouzot, Roger Bastide, Alberto Cavalvanti, Pierre Verger, Odorico Tavares, entre outros). O fato implicou em forte polêmica no meio religioso e entre a intelectualidade brasileira, e teve conseqüências para a mãe-de-santo Riso da Plataforma. A partir de fontes documentais, pesquisa de campo das memórias vivas, levantamento de material iconográfico, e bibliografia original e inédita, essa pesquisa analisa o fato midiático do enfrentamento entre as duas revistas na documentação fotográfica do ritual de iniciação no candomblé sob os vários pontos de vistas de seus atores.

Fernando de Tacca é fotógrafo, doutor em Antropologia (USP) e  professor livre docente no Instituto de Artes/Unicamp. É  criador e editor da Revista Studium, que lançou esta semana a sua 29ª edição, contemplando autores que escolheram construções cinematográficas nos quais o fotográfico é determinante na narrativa como um elemento de construção simbólica.

A intertextualidade presente na intersecção entre o fotográfico e a imagem em movimento propicia amalgamar temporalidades distintas em camadas de significação. Pensa-se o fotográfico em mais uma de suas possibilidades interativas com o universo imagético de nossa contemporaneidade. A memória e o esquecimento, o visível e o não visível, o imediato e o passado, o proibido e o sagrado, o referencial e o singelo, o erótico e o banal, são temas entre a fotografia e cinema nos ensaios apresentados na presente edição.

Conheça: http://www.studium.iar.unicamp.br/

Ciclo “O Fotográfico no Cinema” e Lançamento da Revista Studium 29
24/11 a 27/11/2009 – Espaço Cultural Casa do Lago – Unicamp – Campinas SP

Robert Mapplethorpe

Uma resposta to “Imagens do Sagrado e Studium”

  1. Vale a pena conferir!!
    A fotografia tem muitas dimensões além da pesquisa estética e da documentação…
    Refletir sobre a linguagem que escolhemos é fundamental!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: