Jean Luc Monterosso

Conversa com Jean Luc Monterosso, criador do Móis de La Photo, em Paris e um dos responsáveis pela elevação da fotografia ao estatus de arte.

Joel Peter Witkin

Por Cynthia Garcia

O senhor já veio ao Brasil algumas vezes, numa dessas comentou que há uma autarquia de profissionais brasileiros na fotografia. Por quê?

O Brasil, praticamente, é um continente onde se fala a mesma língua.

É mais voltado para a Europa que para a América Latina. É um país que tem uma tendência a se bastar a si próprio, tanto na esfera econômica quanto na cultural. Percebi que 80% das coleções de fotografia dos grandes colecionadores brasileiros são compostas por artistas brasileiros. O que não é mal: o país consegue consumir seus artistas, mas não deixa de ser um reflexo de uma autarquia artístico-cultural.

 Dziga Vertou dirigiu Man With a Movie Câmera, Hitchcock fez Janela Indiscreta e Antonioni , Blow Up, três clássicos, antes do advento do pixel, que tem como personagem central o fotógrafo. O que mudou na fotografia do século 21?

Não foi o fotógrafo, mas quem observa a fotografia, o espectador foi quem mudou. A câmera digital tornou-se o receptáculo de nossa memória visual. Somos invadidos por imagens por todo lado, podemos criar nossas próprias imagens. Hoje, a fotografia é um novo idioma, um meio de comunicação ativo pela qual as pessoas exprimem imageticamente através do celular, do computador. Essa mudança afeta radicalmente o olhar do espectador, muito mais que o fotógrafo em si.

A intelectual norte-americana Susan Sontag escreveu em seu “Ensaios” que a foto se tronou tão banal quanto o sexo.

Acho que ela tinha razão quanto ao sexo. Mas existe um tipo de fotografia, como as da mostra Itaú, que possui o poder de sugerir uma extrema sensualidade, retirando o sexo da banalização, revelando outras facetas do desejo.

Valérie Belin

Publicado originalmente na revista impressa Casa Vogue 292 – Dezembro de 2009. Páginas 80 a 83.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: