Ministro da Cultura Juca Ferreira encerra o I Encontro da Rede de Produtores de Fotografia no Brasil

Aconteceu em Brasília, nos dias 28 a 30 de maio, o primeiro encontro da Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil. Estiveram presentes representadas 149  inciciativas e projetos, vindas de vários  estados brasileiros.
O I Encontro da RPCFB teve como finalidade o debate de diversas questões que envolvem a produção cultural da fotografia brasileira, destacando-se a fotografia sob o impacto das novas mídias, fotografia e inclusão sócio-cultural, fotografia e memória. A RPCFB vai propor ações de cooperação na formulação de políticas públicas capazes de difundir e consolidar a produção fotográfica no país. A pesquisa e o mapeamento da fotografia brasileira também fazem parte das principais pautas da agenda da rede.
Representando Brasília, participando das discuções e da elaboração do texto final, estavam presentes a AFOTO, A Casa da Luz Vermelha, Candango Fotoclube, Fotoclube F508, Lente Cultural, Photo-Agência, Universidde de Brasília  e Universidade Católica.
Abrindo o evento Angela Magalhães contou um pouco da história da INFOTO, da Funarte, e das semanas de fotografia realizadas na década de 80.
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o secretário executivo do MinC, Alfredo Manevy, encerraram o evento no dia 30 de maio.

O ministro Juca Ferreira reforçou a necessidade de reforma do modelo de fomento, para atender fotógrafos de todas as regiões do país. “É preciso que a fotografia esteja na sala de aula, nos museus, nos espaços públicos, nos encontros de cultura brasileira no exterior”, enfatizou.
O secretário executivo Alfredo Manevy afirmou que, ainda este ano, o Ministério da Cultura deve lançar fundos setoriais para aumentar o investimento público direto nas artes e que o fundo das artes visuais vai injetar orçamento direto na produção fotográfica.

A formação da Rede de Produtores Culturais de Fotografia é o marco de uma nova fase da fotografia brasileira, fortalecendo o seguimento, promovendo a troca de informações e de produções. Uma rede que junta as pontas do país.  (fotos: Sérgio Almeida)


Angela Magalhães fala das semanas de fotografia do INFOTO-FUNARTE

Ricardo Resende, FUNARTE, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o secretário executivo do MinC, Alfredo Manevy, encerraram o evento com promessas de mais recursos para a fotografia

Estiveram no encontro representantes de mais de 120 iniciativas do setor de fotografia do Brasil

Uma resposta to “Ministro da Cultura Juca Ferreira encerra o I Encontro da Rede de Produtores de Fotografia no Brasil”

  1. Estamos todos empolgados com os desdobramentos possíveis da criação desta REDE. É com certeza um divisor da história da fotografia brasileira.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: